Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
10 de Fevereiro de 2010

 A Catedral do mar, Idelfonso Falcones

 

Uma das coisas que costumo fazer durante as férias é ler, levo sempre livros, que melhor companhia para quem vai acampar?

 

Desde sempre que as minhas preferências literárias vão para a literatura latino Americana: Isabel AllendeGabriel Garcia MarquezMario Vargas Llosa, etc. Nunca fui muito fan dos escritores espanhois, mas ultimamente tenho vindo a descobrir alguns fantásticos, depois de Carlos Ruiz ZafónIldefonso Falcones e A Catedral do Mar.

 

Li o livro em duas ou três tardes, na sombra do tecto de colmo do Xiringuito junto à praia, alheio ao calor intenso e ao mundo que passava à minha volta, embrenhei-me na vida de Arnau, nos subtis acasos do destino que decidem a sua vida, nos seus amores, na sina de homem livre de Barcelona.

 

Por momentos senti-me a viver naquela cidade de Barcelona, uma cidade e um povo orgulhosos da sua força e liberdade que marcam a diferença num mundo que à sua volta permanecia feudal e atrasado.

 

A Catedral do Mar na sua imponente simplicidade é construída com o esforço e o dinheiro doVitrais, catedral do mar, barcelona povo, ao contrario de todas as restantes igrejas da idade média, que foram construídas por e para complacência de reis e senhores, esta foi construída com o sacrifício do povo, até ao ponto que todas as pedras que a erguem, são transportadas desde a pedreira até à obra às costas pelos carregadores do Porto, os Bastaix, homens duros mas honestos e com princípios rígidos.

 

Todo o enredo do livro vai crescendo à medida que a igreja vai sendo construída, os factos passam-se à sua volta, muitas vezes na sombra das suas obras,

 

É uma historia de amor, de sacrifícios, de acasos do destino, de amores, ódios e traições é também um romance histórico fabuloso, que nos mostra como era a vida nas cidades da idade média, desde os mais pobres até à realeza, os cristãos com a inquisição e o seu ódio aos judeus. 

 

É sem dúvida um dos melhores livros que li nos últimos tempos.....

 

Post Publicado no blog O que é o Jantar? 

 

Jorge Soares

 

 

publicado por Jorge Soares às 14:45 link do post
C O P E C
Comunidade de Páginas Eletrônicas Colaboradoras
Se você tem uma Página Eletrônica e quer aumentar seu público leitor, então venha para um novo jeito de fazer amigos e mostrar o seu trabalho na internet, venha e mostre a sua Página Eletrônica para o Brasil e o Mundo acesse: http://copec2008.ning.com e veja outras novidades.
COPEC a 10 de Fevereiro de 2010 às 16:20
Já li esse livro.
Não me interessei muito por ele quando mo ofereceram, mas quando decidi lê-lo, adorei.
É um livro mesmo muito bom.
seekingbeautyindissonance.blogspot.com a 11 de Fevereiro de 2010 às 17:10
Vê por favor, comenta e divulga se puderes (:
www.culture.blogs.sapo.pt :D
Beijinhos !
Culture a 15 de Fevereiro de 2010 às 00:06
Descobri a " Catedral do Mar" através de uma amiga que me falou do livro de uma forma tão intensa que na primeira oportunidade que tive fui logo comprá-lo.
Devorei-o durante um fim de semana e adorei!
Em finais de Novembro, por motivos profissionais fui a Espanha e qual não foi o meu espanto ao ver nas montras das livrarias o 2º Livro de Ildefonso Falcones. Não resisti, comprei a versão em espanhol . Para quem gostou da Catedral do Mar, seguramente irá adorar este novo e apaixonante romance histórico.
Regina Alves a 21 de Fevereiro de 2010 às 21:58
O segundo livro de Ildefonso Falcones "A Mão de Fátima" vai ser publicado em Portugal na próxima semana pela Bertrand.
Anónimo a 28 de Outubro de 2010 às 18:07
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Também eu gosto muito de Le petit Prince. Sinto in...
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
blogs SAPO