Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
02 de Outubro de 2009

 Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa

 

O primeiro livro que me marcou realmente foi La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa. Foi no 7 ou 8 ano e lembro-me que podíamos escolher entre este, Dona Barbara de Romulo Gallegos  e Cem anos de solidão de Garcia Marques. Escolhi A cidade e os cachorros, já não sei porquê, mas foi um livro que me marcou e foi o primeiro de muitos que li de este escritor, entre eles o fabuloso A tia Júlia e o escrevedor e o ultimo, Travessuras da menina má.

 

Vargas Llosa tem um estilo de escrita peculiar em que a historia não é linear, é intercalada entre capítulos, um capitulo conta uma parte da historia e o seguinte conta uma parte completamente diferente, que pode ser algo que acontece em paralelo, no passado ou no futuro, no fim tudo se conjuga, mas no inicio é como se estivéssemos a ler dois, ou mais livros diferentes ao mesmo tempo.

 

Como disse antes, o ultimo que li foi Travessuras da menina má, que é uma história que começa em Lima, no Peru, passa por Paris e termina algures no norte de Espanha e que relata as incidências de um grande amor que começa na adolescência e dura toda a vida. Uma história de idas e vindas de uma mulher aos braços de um homem, que cada vez que ela regressa a recebe de coração aberto só para a ter durante o tempo que ela precisa para se preparar para voltar a partir.

 

Um grande livro, de um grande escritor.

 

Jorge

publicado por Jorge Soares às 00:28 link do post
Olá Jorge,

Mais um blog. Como raio arranjas tempo para escrever e postar em blogs tão diferentes e ao mesmo tempo, acredito, que apesar de não te conhecer pessoalmente têm tudo a ver contigo. Sinceramente invejo-te, porque temas não me faltam e depois na hora de escrever fico sempre na dúvida, mas a quem é que isto vai interessar. Este é um tipo de blog que me interessa muito, porque também adoro ler e começaste logo por um escritor de quem eu nunca li nada. Fiquei curiosa...

Boas leituras e ainda melhores post´s.

Bjs
Essência
Essência a 2 de Outubro de 2009 às 09:43
Olá

Este é um livro que aconselho mesmo....

Quanto ao teu comentário.. bom, eu durmo pouco :-)... este blog é suposto não ocupar tempo, a ideia é ir colocando aqui o que já escrevi sobre livros no jantar... e por acaso, como tu até escreves sobre o que vais lendo.... estava a pensar convidar-te para participares... a ideia é mesmo fazer deste blog um clube de leitura.. algo que não ocupe muito tempo.... . Quem escreve sobre os livros que vai lendo, pode ir copiando para aqui os posts que faz nos seus blogs... que te parece?, alinhas?

Beijinho
Jorge
Agora é que me apanhaste de surpresa.
Acho muito interessante esta ideia. E para mim será uma honra.
Qd tiveres um bocadinho no MSN, havemos de trocar umas ideias.

Bjs

Paula
Essência a 2 de Outubro de 2009 às 14:24
Nunca li nada deste autor, mas deixaste-me curiosa ;) há tantos bons escritores, o difícil é mesmo conseguir ler tudo que se quer!

Teresa a 6 de Outubro de 2009 às 19:38
Olá

Não deixes de ler este...e o A tia Julia e o escrevedor, são livros fantásticos.
Jorge Soares a 7 de Outubro de 2009 às 23:11
Deste escitor peruano li Lituma nos Andes, que fala da actividade terrorista do Sendero Luminoso, sem dúvida um excelente escritor, mas foi a única obra que tive oportunidade de ler.
Fábio Dias a 9 de Outubro de 2009 às 22:14
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
17
19
23
24
27
29
30
31
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Também eu gosto muito de Le petit Prince. Sinto in...
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
blogs SAPO