Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
18 de Outubro de 2009

Inês da minha alma, Isabel AllendeTenho um gosto especial pelos escritores da literatura fantástica latino-americana, Vargas Llosa, Garcia Marquez, Romulo Gallegos, e especialmente Isabel Allende, já li várias vezes o A casa dos espíritos, duas vezes o Paula e todos os outros livros da autora a que consegui deitar a mão.

 

Inês da minha alma é  um  livro fantástico. Conta a história de Ines Suarez, uma costureira da Estremadura Espanhola que parte para a América da conquista à procura do seu marido e para escapar à vida claustrofóbica da sua terra.

 

Esta mulher simples e humilde termina sendo uma das  conquistadoras do Chile, heroína das guerras da conquista do continente aos ferozes índios e exemplo da importância das mulheres na conquista e povoamento da América do Sul.

 

Como a maioria dos livros de Isabel Allende, este consegue misturar de uma forma mágica, o fantástico com o real, o misticismo religioso dos conquistadores/invasores Espanhois com a espiritualidade quase pagã herdada das culturas milenares pré-colombinas que já existiam muito antes do suposto nascimento de Cristo e uma história de amor com a história de um país e de um continente.

 

Tenho uma enorme proximidade com o castelhano e gosto de ler os autores latinoamericanos nesse idioma, este não foi a excepção.

 

"Supongo que pondrán estatuas de mi persona en las plazas, y habrá calles y ciudades con mi nombre, como las habrá de Pedro De Valdivia y otros conquistadores, pero de cientos de esforzadas mujeres que fundaron los pueblos, mientras sus hombres peleaban, serán olvidadas".

 

Imagem reirada da internet.

 Post publicado inicialmente no blog:O que é o jantar?

Jorge Soares

publicado por Jorge Soares às 18:22 link do post
www.jovemparasempre.pt.vu
Flor de Jasmim a 18 de Outubro de 2009 às 19:31
Olá Jorge,

Isabel Allende tb é uma das minhas escritoras preferidas e penso que li todos os seus livros editados em Portugal à excepção deste. Tenho-o comprado já à cerca de 1 ano, mas continua por ler. Depois deste post vou colocá-lo no cimo dos outros, para lhe pegar já a seguir.

Boas leituras.
Paula
mimi a 19 de Outubro de 2009 às 09:33
Olá Jorge,

Só li um livro desta autora, Retrato a Sépia. Não me lembro muito da história, li-o na adolescência mas sei que gostei bastante da escrita de Isabele Allende, gostei da descrição e pormenores que nos transportam para a época retratada no livro. Este post lembra-me que tenho que voltar a ler este livro e outros da autora que mencionaste, sei que a minha caracoleta os tem na estante.

Beijinhos***
Teresa a 29 de Outubro de 2009 às 19:07
Jorge,
estava a pensar escrever um post sobre a Casa dos Espíritos e Paula, dois livros que li de seguida. Mas dado que já falas deles aqui e sendo tu grande conhecedor da autora, fico-me pelo "gostei imenso. recomendo. venham os próximos".
Miss G a 9 de Setembro de 2010 às 16:12
Olá

Eu acho que deverias escrever, primeiro porque a tua perspectiva sobre a autora e os livros é importante, até porque pode ser diferente da minha, e haverá muitissima gente que não os leu e que de certeza apreciaria a tua opinião.

Jorge
Jorge Soares a 9 de Setembro de 2010 às 16:31
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
17
19
23
24
27
29
30
31
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
Achei o livro excelente. Como sempre, José Rodrigu...
blogs SAPO