Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
02 de Novembro de 2009

 

 

Nasci numa seita poligâmica radical. Aos dezoito anos, tornei-me a quarta mulher de um homem de cinquenta e dois anos. Em quinze anos, tive oito filhos. Quando o nosso líder começou a pregar o apocalipse, percebi que tinha de os tirar dali.

 

Isto é o que podemos ler na capa do livro, depois temos a sinopse:

 

Aos dezoito anos, Carolyn foi coagida a casar com um homem trinta e dois anos mais velho, Merril Jessop, que já tinha três mulheres. Os casamentos plurais faziam parte da tradição de Carolyn, que crescera no seio da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (FLDS). Nos quinze anos que se seguiram, Carolyn teve oito filhos e suportou os abusos psicológicos constantes do marido.

Todos os movimentos dela eram ditados pelos caprichos do marido. Era ele quem decidia onde viver; quem controlava o dinheiro que ela ganhava como professora; quem decidia quando tinham sexo. Durante anos, ela foi infeliz, mas sabia que se tentasse fugir e fosse apanhada, os filhos ser-lhe-iam tirados. Mas, em 2003, Carolyn trocou o medo pela liberdade e fugiu com os oito filhos, com apenas vinte dolares no bolso.

A Fuga revela um mundo equivalente a um campo de concentração, criado por um fanático religioso que, em nome de Deus, privou os seguidores do direito de escolher, obrigou mulheres a serem totalmente subservientes aos homens e fez lavagens ao cérebro às crianças. Num tal ambiente, a saída de Carolyn assume uma força extraordinária e inspiradora.

Otestemunho de Carolyn constitui uma parte fundamental do processo judicial que levou á detenção do seu famoso líder, Warren Jeffs.

 

O livro tem 400 paginas, vou na pag. 157 e não paro de pensar em como é imcompreensível que uma seita como esta possa existir nos tempos de hoje.....

 

publicado por emma_leiria às 22:18 link do post
Fiquei bastante interessada neste livro depois de ler a Sinopse e o que escreveste. Gosto muito deste tipo de livros que relatam situações que se passam nos nossos dias.

Pepita
mimi a 3 de Novembro de 2009 às 09:58
Bom dia,também gosto muito desta temática, desde relatos sobre cuidados paliativos, relatos de mulheres muçulmanas, li também há pouco tempo sobre uma sem abrigo nos Estados Unidos, evito sobretudo aqueles relacionados com as crianças pois fico demasiado sensibilizada e chega-me a tirar o sono mas lá vou lendo alguns, considero os temas da actualidade muito importantes e tento ser inclui-los nas minhas leituras.

Boas leituras
emma_leiria a 3 de Novembro de 2009 às 10:58
Fiquei muito curiosa com este livro, vou sem dúvida ler.
São histórias reais e dificilmente acreditamos serem possíveis. Infelizmente ainda acontecem coisas dessas hoje em dia. É simplesmente revoltante, mas a força que mulheres como esta que descreves têm, é um exemplo de vida.

Anabela
Abigai a 3 de Novembro de 2009 às 10:36
Bom dia, é dificil acreditar que estas coisas acontecem, e a medida que vamos lendo também nos apercebemos que é dificil compreender que por vezes acontecem também porque a própria humanidade pouco faz para que deixe de acontecer.

Boas leituras
emma_leiria a 3 de Novembro de 2009 às 11:01
Olá! Vi a autora no programa da Oprah onde foi entrevistada e falaram do livro!
Fiquei muito impressionada!
Costumamos achar que estas coisas existiram nos anos 60 e 70 fruto de algum idealismo que deu pro torto ou nos países islâmicos fruto da religião, mas existem nos dias de hoje e num país democrático como os EUA. Ou melhor existem nos EUA pk os EUA são um país democrático e as pessoas tem o direito a praticar a religião que quiserem. Contudo, a poligamia não é permitida e este caso em particular é assustador! Não sei se tenho coragem para ler este livro, achei a entrevista demasiado arrepiante mas deve ser de facto uma relato incrivel!
Sofia a 3 de Novembro de 2009 às 17:17
Boa tarde, não vi pois não vejo televisão, mas neste caso gostaria de ter visto a entrevista com a autora, talvez consiga ver no you tube.

Sim é o facto de ser proibido e a América nada fez para minimizar o crescimento dessas seitas, afinal tudo pode acontecer

Boas leituras
emma_leiria a 4 de Novembro de 2009 às 18:06
Este blog está a ser uma enorme fonte de coisas para ler.... mais um que me interessou mesmo.

Jorge
Jorge Soares a 4 de Novembro de 2009 às 00:13
Boa tarde Jorge, este foi-me emprestado e não posso disponibiliza-lo, quando for um meu é com todo o gosto que irei colocar à disposição dos colaboradores do Blog.


Boas leituras
emma_leiria a 4 de Novembro de 2009 às 18:10
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
17
20
22
25
27
28
29
30
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
Achei o livro excelente. Como sempre, José Rodrigu...
blogs SAPO