Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
08 de Novembro de 2009

A soma dos Dias, Isabel AllendeTerminei de ler La suma de los dias, de Isabel Allende , eu nunca tive um especial interesse por biografias ou autobiografias, que me lembre li o Confiesso que vivi" do Garcia Marquez.....  mais nenhum. Este livro é autobiográfico, é uma espécie de continuação do Paula, mas sem a tristeza. Dei por mim um dia eram uma duas da manhã a tentar conter as gargalhadas para não acordar a P.

 

Tenho não sei quantas folhas dobradas com trechos que achei que iria colocar no meu Blog, este livro fala da vida da Isabel e do seu Clan , da forma como ela passa pela morte da sua filha, de como organizou a sua vida para estar sempre rodeada da família , da forma como se apoiam, como enfrentam os amores e os pesares, como festejam os feitos, como vão crescendo e pouco a pouco ficam ali, à volta do clan .

 

Li o livro em Castelhano, por norma, se puder escolher, compro os livros desta escritora em Castelhano , há uma certa magia e uma parte do misticismo associado ao ser Chilena e latina que se perdem na tradução,.

 

Neste livro ela fala de todos os que escreveu neste período , e é engraçado perceber como é que algumas coisas funcionam, fiquei espantado quando ela diz o seguinte:

 

"Um Sábado ao meio dia chegaram a nossa casa três pessoas, que ao principio confundimos com missioneiros mormons . Por sorte estávamos enganados. Explicaram que tinham os direitos mundiais do Zorro, o heroi californiano que todos conhecemos. Criei-me com o Zorro...

.....- Fizemos tudo com o Zorro, filmes, series de televisão, historias, banda desenhada, disfarces, etc , menos uma obra literária , gostava de a escrever?"

 

E assim nasceu mais um bestseller.

 

No livro temos uma perspectiva sobre a sociedade americana dos últimos 20 anos vista pelos olhos de uma matriarca latino-americana que vive em São Francisco, que é casada com um americano e que consegue juntar à sua volta os seus filhos, os filhos dele, os seus dramas e as suas conquistas.

 

Um livro a ler, que me deixou com vontade de revisitar o Paula uma vez mais e que quanto a mim dará para muitos posts .... 

 

Jorge

PS:imagem retirada da internet

PS2:Post publicado inicialmente no blog O que é o jantar?

publicado por Jorge Soares às 19:11 link do post
Li esse li faz ja algum tempo e foi o unico que li da autora. Gostei muito, a sério que gostei.
marisa duarte a 8 de Novembro de 2009 às 21:07
Olá jorge,

Isabel Allende é uma das minhas escritoras preferidas, tendo lido até agora "A Casa dos Espíritos", "Paula", "Filha da Fortuna", "Retrato em Sépia", "O Reino do Dragão de Ouro", "O Bosque dos Pigmeus", "Zorro" e iniciei a "Inês da Minha Alma", à uns meses e depois não sei já porquê, peguei noutro livro e não terminei ainda este. Os livros que mais gostei foram os 1ºs 4 que enumerei, tanto que voltarei a relê-los com toda a certeza, especiamente os 3 seguintes à casa doss Espíritos. Este de que falas, não li, nem ainda o comprei, mas concerteza que será um dos próximos a ir lá parar a casa.

Boas Leituras,
Paula
mimi a 9 de Novembro de 2009 às 11:50
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
17
20
22
25
27
28
29
30
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Também eu gosto muito de Le petit Prince. Sinto in...
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
blogs SAPO