Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
19 de Novembro de 2009

Qual foi o melhor ou melhores livros que leram e porquê?

 

Houve livros que já me influenciaram directamente na minha postura e modo de olhar os acontecimentos que fazem parte da nossa vida, já foram influenciados, como, porquê?

 

O meu tema preferido é a mente humana, psicologia, tentar perceber o que influencia as escolhas, a decisão..., qual é o vosso tema preferido?

 

Conhecem o livro: Bem aventurados os que ousam... O que acham do livro?

 

Obrigado e boas leituras!

 

Leitura actual; mentiras no sofá, do mesmo autor de quando nietzsche chorou, Irvin D Yalom

 

publicado por Pedro J às 14:59 link do post
música: future proof massive attack
Seja bem aparecido

Fazes perguntas difíceis, vamos lá ver se te consigo responder.

O melhor livro?.... não acredito que exista um melhor livro, há livros que me marcaram mais e livros que me marcaram menos posso falar dos que me marcaram mais. vamos ver:

A casa dos Espíritos, de Isabel Allende, porque está muito bem escrito, um livro onde a corrente literaria do realismo Mágico está representada na sua máxima expressão. Da mesma autora, Paula, acho que é o único livro que me fez chorar, é um livro que todos deveríamos ler.

De Mario Vargas Llosa, a Tia Julia e o Escrevedor e Travessuras da menina má. Este autor tem um estilo literário diferente e unico, e são dois excelentes livros.

De Gabriel Garcia Marques, Cem Anos de solidão e Relato de um naufrago... ele é o Garcia Marquez... o único autor que nos consegue transportar de tal modo para dentro dos livros, que conseguimos sentir os cheiros e os sabores.

Do João Aguiar, o Homem sem nome e A voz dos deuses, já falei destes dois livros aqui.

O perfume de Patrick Süskind, a sombra do vento, a catedral do mar..... são muitos

Chocolate de Joanne Harris

O Fisico de Noah Gordon... porque este e os dois restantes da trilogia, para além de excelentes romances históricos, me conseguiram fazer olhar para a medicina com outros olhos.

O nome da Rosa ... porque sim.... são muitos.

Eu não tenho precisamente um tema preferido, por norma gosto de romances históricos e da maioria dos autores latino americanos e não sou lá grande fã da literatura moderna anglo saxónica nem dos seus sucedâneos portugueses

Não conheço o livro de que falas.... nem conhecia o autor do que estás a ler.. podias fazer um post sobre ele.

Jorge Soares
Jorge Soares a 19 de Novembro de 2009 às 15:42
Olá Joshua
Gostei deste desafio e vou tentar responder.
Ao longo da minha vida os meus gostos literários foram-se alterando, penso que acontece a toda a gente.
Houve tempos em devorava Bertrand Russel, Satre e Nietzsche e outros filósofos, talvez porque estava na fase da definição de ideias e conceitos.
Hoje diversifico mais as minhas leituras , mas nunca dispenso livros que me permitem conhecer a mente humana, analisar comportamentos, tentando sempre entender o porquê de determinadas atitudes e ao mesmo tempo aprender a aperfeiçoar-me como ser humano.
Um dos livros que releio muitas vezes é A Profecia Celestina, não sei se conheces, penso que está na linha do que gostas. ajudou-me imenso a perceber as tais decisões, escolhas e atitudes que referes.
Li muito sobre ciências ocultas, astrologia, numerologia, etc, etc
Hoje leio tudo o que vai aparecendo e este blog está a ser uma ajuda preciosa para as minhas escolhas.
Na minha mesa de cabeceira estão agora três livros: Alina, memórias da filha de Fidel Castro, A solidão dos números primos, de Paolo Giordano e Regressar a Casa de Rose Tremain. Penso em breve deixar aqui a minha opinião sobre pelo menos um deles.
Quanto ao livro, Bem Aventurados os que ousam...não conheço, mas pelo título parece-me ser um tema cativante e que não vou esquecer de procurar da próxima vez que entrar numa livraria.

Continuação de boas leituras
Existe um Olhar a 19 de Novembro de 2009 às 22:45
Olá,

Esta pergunta é realmente dificil :) ! Acho que há muitos, muitos livros que nos marcam e depende muito da idade em que os lemos e por vezes relemos. Teria que começar por um grande, grande escritor português e um dos meus favoritos de sempre: Vergilio Ferreira, o Em Nome da Terra! Fenomenal, talvez porque o li aos 15 anos e me marcou para sempre. É existencialista e enche-nos a alma quando escreve. Depois O Amor em Tempos de Cólera do G. Garcia Marquez, lindo, lindo! Tá visto que gosto de romances trágicos :)! Marcou-me muito O Ensaio sobre a Cegueira do Saramago, também O Deus das Pequenas Coisas da Arundhati Roy, posso dizer que não gostei muito deste mas marcou-me e isso importa num livro, algo que nos vira as entranhas do avesso! Depois, há uma colecção de romances históricos que tenho devorado nos ultimos anos, do Steven Saylor sobre Roma Antiga, o meu favorito é o Sangue Romano. E claro aqueles que li na fase da adolescência: Brumas de Avalon etc. Ufa!.... Não me lembro de mais nenhum....agora :)
Boas leituras a todos!
Sofia a 20 de Novembro de 2009 às 11:08
Tive que voltar porque me tinha esquecido do Eça, imperdoável. Os Maias e a Cidade e as Serras, definitivamente dois grandes livros da minha vida :)
Sofia a 20 de Novembro de 2009 às 11:16
Isto é o que se chama uma entrada triunfal Joshua.... este post dava pano para mangas...
Melhor livro acho que não tenho...
Livros que me influenciaram na minha postura, diria que alguns do Daniel Sampaio e vários de psicologia....
O meu tem preferido é sem dúvidas o Holocausto, sempre na perspectiva de analisar a mente humana, sendo que o que mais me marcou foi o " Se isto é um homem "
Não conheço o livro que mencionas, também sugiro que esvrevas um post sobre ele.
Leituras actuais, pois desde que me lembro sempre li vários livros ao mesmo tempo: Desaparecidos, Os Anagramas de Varsóvia, Sétimo Selo, O milagre segundo Salomé e as Benevolentes.
Adorei quando Nietzscho chorou... e também a Sombra do vento, Passaros Feridos, O princepezinho e a Agatha Christie quando era adolescente e outros tantos...
Boas leituras
emma_leiria a 20 de Novembro de 2009 às 11:54
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
17
20
22
25
27
28
29
30
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
Achei o livro excelente. Como sempre, José Rodrigu...
blogs SAPO