Clube de leitura
Porque ler é um prazer que deve ser partilhado
23 de Novembro de 2009

 

Chocolate, Joanne harrisJá li vários livros desta autora, comecei por Chocolate, curiosamente o que mais gostei não foi nenhum destes, foi A Praia Roubada. Li Chocolate por primeira vez há vários anos, acho que é um excelente livro, que deu um excelente filme.

 

Vianne Rocher é uma jovem mãe solteira, desde que tem memoria que passou a vida a fugir sem saber bem de quê, ainda com a mãe, viveu em várias partes do mundo, mas só o tempo suficiente para voltar a fugir. No dia de Carnaval chega a uma pequena povoação Francesa e decide que desta vez é para ficar. Ela decide enfrentar os seus fantasmas que pouco a pouco se vão transformando em alguns dos habitantes da aldeia.

 

Vianne é uma profunda conhecedora dos segredos do chocolate, a sua loja converte-se na tentação e no suplicio do padre da aldeia. À medida que o enredo avança somos transportados ao mundo de Vianne , com os seus mistérios, os seus sabores e tentações.

 

Pouco a pouco na sua loja ela vai desvendando os segredos de cada um dos habitantes e vai mudando as vidas, ao sabor dos gostos e preferências de cada um.

 

Um livro muito bem escrito, que nos consegue transportar para o mundo do chocolate,  para o pequeno mundo daquela aldeia francesa e para a luta entre o bem e o mal que se desenvolve entre ela e o pároco.

 

Sapatos de Rebuçado passa-se em Paris 4 anos depois do fim de Chocolate,  Vianne Rocher , agora Yanne Charbonneau vive uma vida calma em Paris, junto com as suas duas filhas. Annie , antes Annouk e Rosette , uma criança de 4 anos que não fala e que facilmente passa por ter de dois anos. É responsável por uma pequena loja alugada onde vende

Sapatos de rebuçado

 chocolates. 

 

Zozie de l'Alba é uma feiticeira que vive de esquemas e de apropriar-se das entidades das pessoas que conhece. Zozie conhece Annie e decide que ela e a sua família serão as suas próximas vitimas.

 

O livro está muito bem escrito, retrata claramente a vida do bairro típico parisino Montmarte e as suas peculiaridades , a relação entre uma adolescente e a sua ocupada mãe e a relação desta ultima com o seu novo namorado parisiense.

 

Neste livro descobrimos alguns dos mistérios e pontas soltas deixadas no Chocolate, como os motivos pelos que Vianne e a sua mãe tinham que fugir e mudar de nome constantemente, e alguns dos fantasmas são finalmente desvendados

 

 

Dois excelentes livros que aconselho vivamente.

 

Jorge

PS:Imagens retiradas da Internet

PS2:Post Publicado inicialmente no blog: O que é o jantar?

publicado por Jorge Soares às 23:51 link do post
olá jorge,

Li os dois e gostei bastante mais do "Chocolate" do que de "Sapatos de rebuçado". Este último foi o que menos gostei da autora. Mas tb sou da tua opinião "A Praia Roubada" é o meu preferido.

Boas Leituras
Paula
mimi a 24 de Novembro de 2009 às 10:46
Olá Jorge
Vi o filme " Chocolate" várias vezes e também li o livro. Gostei muito. Agora deixaste-me com vontade de ler o segundo que referes aqui.
Beijos
Manu

Existe um Olhar a 24 de Novembro de 2009 às 11:28
Sem Dúvida o Chocolate é melhor..mas o segundo também é um bom livro...e é interessante desvendar mistérios
Jorge Soares a 26 de Novembro de 2009 às 23:45
O chocolate é sem dúvida melhor que os sapatos de rebuçado .
Aconselho a leitura de outros livros da autora sobretudo " cinco quartos de laranja "
Branca a 30 de Novembro de 2009 às 17:31
Olá

Sim, também é um excelente livro...

Jorge
Jorge Soares a 1 de Dezembro de 2009 às 19:31
ja li todos os livros da joanne e,adorei,é uma literatura leve mas muito agradável,não perco um.o primeiro que li foi o chocolate,comprei-o para dar a uma amiga e,acabei por comprar um para mim e lê-mos juntas.só sei que durante o tempo que durou a leitura fartámo-nos de comer chocolates
bruxinha a 16 de Fevereiro de 2010 às 17:41
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
17
20
22
25
27
28
29
30
Posts mais comentados
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Um dos melhores livros :)
Ainda bem que gostou Fenix! Aconteceu o mesmo comi...
Também adorei só consegui para no fim quanto mais ...
Já li e adorei! Excelente livro como aliás todos o...
Saudações a todos. Venho sugerir as capas para liv...
É sem dúvida um excelente livro, ficamos presas do...
Deve ser um excelente livro!
Vergílio Ferreira é isso mesmo; VF é literatura pu...
Por aqui é fácil, basta procurar na Bertrand ou Fn...
Achei o livro excelente. Como sempre, José Rodrigu...
blogs SAPO