Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

Jakob, o Mentiroso

21.06.11, Miss G

 

Esta obra mundialmente conhecida de Jurek Becker fala de um judeu de nome Jakob que vive num gettho polaco dominado pelos alemãesdurante a II Guerra Mundial. Uma noite Jakob é apanhado na rua depois das oito - hora obrigatória do recolher - e levado para instalações alemãs para apresentar contas, isto é, pedir um castigo justo. Jakob pensar ter chegado o seu fim, mas acabada por ser libertado sem punição alguma. Bom, na verdade o seu castigo foi ouvir uma emissão de rádio que dava conta dos avanços dos russos na luta contra os aliados.  Neste momento e sem desacreditado pelo seu amigo Mischa acerca da veracidade da notícia, Jakob afirma ter ouvido a notícia no seu rádio. A boa nova espalha-se pelos habitantes e a posse do objecto proibido torna-o no alento dos seus compatriotas.

Ao contrário do que acontece no filme que foi adoptado em 1999 para o cinema (existem as versões de 1975 e de 1999), os alemães não chegam a descobrir a existência do aparelho, na história original que até tem dois finais distintos

 

Uma vez que a li a obra em alemão, não posso recomendar a quem não domine a língua, mas pode até haver algumas traduções para português disponíveis. De qualquer forma, este é um drama muito bom, de leitura nem sempre fácil uma vez que estamos perante de um narrador que alterna várias vezes a perspectiva: ora ele mesmo, ora Jakob e que possui ainda alguns saltos no tempo da narrativa.

 

Post inicialmente publicado em Miss G

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.