Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

Alina-Memórias da filha de Fidel Castro

26.11.09, Existe um Olhar

Há muito que comecei a ler este livro. No início julguei que seria de fácil leitura; á medida que fui avançando reconheci que não era bem assim. Passou a ser um livro de estudo, de análise, como se de um compêndio de História se tratasse.

Alina Fernández, filha ilegítima de Fidel Castro descreve com singular mestria a vida de seu pai. Com esta narrativa vem á tona um outro olhar sobre Fidel, a sua intimidade, o seu percurso até chegar onde chegou.

Há momentos que me sensibilizaram. As cartas que foi escrevendo á sua amante Naty Revuelta, enquanto esteve preso são reveladoras da maneira de ser e sentir de um Fidel que desconhecia.

Escreve ele a dado momento" ....as aparências deste mundo não devem importar-nos, o que interessa é o que está dentro das nossas consciências. Há coisas eternas, tais como as imagens que guardo de ti, tão indeléveis, que me acompanharão até ao túmulo. "

Sinopse

Só tardiamente Alina compreendeu as razões dos presentes e das visitas de Fidel a sua casa. Foi quando um dia, tinha já dez anos, a mãe lhe revelou que era fruto de uma relação amorosa com o líder da revolução cubana. Uma experiência, de facto curiosa que, com raro sentido de humor, força irónica e capacidade narrativa, ela nos relata neste seu livro.

Retratando um Fidel que, ao mesmo tempo que se deixa mimar pela filha que não o sabe que é, cai, com alguma frequência, na prepotência paternal e uma Naty que, burguesa de nascimento, mas "revolucionária por convicção", há-de continuar fascinada pelo amante que já não lhe liga, guardando-lhe uma fidelidade , só comparável ás viúvas de antanho.

Trata-se, no caso, de um documento extraordinário sobre duas personalidades muito especiais da era da revolução cubana, ao mesmo tempo que constitui uma visão singular sobre uma experiência única.

Alina Fernández não transformou este livro de memórias num panfleto contra o regime de Fidel nem num ajuste de contas com os pais.

 

3 comentários

Comentar post