Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

Clube de leitura

Porque ler é um prazer que deve ser partilhado

O LADRÃO DE SOMBRAS

09.12.11, Existe um Olhar
Este foi o primeiro livro que li de Marc Levy, escritor francês mais lido em todo o mundo. O Ladrão de Sombras é um livro que se lê em poucas horas e que me cativou de imediato, pela escrita fluente, pela história que nos prende do princípio ao fim. Na capa pode ler-se: "Uma história de amor magistral", pensava eu que se tratava de um amor entre duas pessoas, mas conclui que era muito mais que isso. O menino desta história era pequeno para a idade e gozado pelo seu colega de (...)

Pequena Abelha, Chris Cleave

07.12.11, Miss G
Diz assim na contracapa e cito" (...) Esta é uma história mesmo especial e não queremos desvendá-la. Ainda assim, vai precisar de saber um pouco mais (...) Esta é a história de duas mulheres. Os seus destinos vão cruzar-se e uma delas terá de fazer uma escolha terrível (...) que envolve vida ou morte. Dois anos depois, elas encontram-se de novo. É então que a história começa verdadeiramente...."   Este número um do top do "The New York Times", alcançou este lugar não por (...)

Em busca do carneiro selvagem" de Haruki Murakami

06.12.11, Charneca em flor
  Tal como há uma escrita sul-americana influenciada peça cultura daquela região, há também uma maneira de contar histórias típica dos países asiáticos. Haruki Murakami é um escritor japonês muito aplaudido pela crítica que eu só descobri agora. "Em busca do carneiro selvagem" foi o primeiro livro que requisitei nestemeu regresso ao universo das bibliotecas, fruto da necessária contenção de gastos bem como da manifesta falta de espaço para continuar a dar largas à minha (...)

O vigilante - Sarah Waters

04.12.11, Jorge Soares
Este livro foi finalista em 2006 do "Man Booker Prize for Fiction" e tem uma estrutura completamente diferente do habitual. Começa no pós-guerra em 1947 e recua até 1941, dando a perceber a história das personagens através do passado, mostrando-nos que de certa forma todas elas estão relacionadas... Foi o primeiro livro que li deste autora e gostei bastante, (...)

"Cemitério de Pianos", José Luís Peixoto

30.11.11, Charneca em flor
Venho, mais uma vez, falar de um livro de um dos melhores escritores portugueses da actualidade, José Luís Peixoto. Este "Cemitério de pianos" foi distinguido com o Prémio Cálamo Otta Mirada, como o melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007. Nas próprias palavras do autor (no autógrafo que me deu na Feira do Livro) esta é uma história "onde existe uma família infinita". Realmente este é uma história sobre as relações entre os membros de família, entre marido e (...)

O Preço do Sal - Patricia Highsmith

27.11.11, Jorge Soares
Este é o segundo livro que leio da Patricia Highsmith e (tal como no outro) fiquei agradavelmente surpreendida, para quem está habituado aos seus policias, este romance acaba por ser realmente uma grande surpresa.Creio que é preciso grande coragem para em 1952 escrever e propor-se a publicar um livro com esta temática e sobretudo com o final que teve. Tanto que de início a obra foi recusada pelo primeiro editor, pois ninguém na altura queria ficar conotado como "apoiante de (...)

"Mercy", Jussi Adler-Olsen

19.11.11, Miss G
Na sequência de thrillers policiais agendados para os dias de Inverno, li (há já um mês e picos) Jussi Adler-Olsen. Segundo as informações disponíveis no site oficial do autor o livro só agora foi recentemente publicado nos mercados inglês, australiano e indiano.Eu li a versão alemã e suspeito que nenhum de nós chegue a ler a original em dinamarquês! Mercy relata o (...)

"O Anjo Branco", José Rodrigues dos Santos

09.11.11, Charneca em flor
  Para começo de conversa, tenho a dizer que embirro com o José Rodrigues dos Santos. Não compreendo como é que ele tem tempo de escrever um romance de 600 e tal páginas todos os anos e ainda conseguir trabalhar na RTP. Para além disso, pareceu-me que os livros "A Formula de Deus" e o "Sétimo Selo" foram publicados para aproveitar a moda das histórias de conspiração de Dan Brown e similares. Também não percebo a necessidade de pegar em temas religiosos e polémicos. No (...)

A Festa do Chibo - Mario Vargas Llosa

31.10.11, Jorge Soares
Esta obra literária retrata o clima de opressão, medo e terror vivido na República Dominicana durante o governo do ditador Rafael Leónidas Trujillo, mais propriamente os momentos que antecedem o seu assassinato e o lento processo de democratização do país, protagonizado pelo presidente Joaquim Balaguer. É curioso perceber como as personagens se vão movendo conforme os seus próprios interesses, passando por cima daquilo que sabem ser moralmente correcto, sem qualquer tipo de (...)

O Rei do Mercado - Juliette Benzoni

25.10.11, Jorge Soares
  As férias da Páscoa foram molhadas, no Alentejo foram muito molhadas, tal como o ano passado fomos para o Zmar, só que ao contrário do ano passado, esta vez não deu para grandes maratonas fotográficas e nem chegamos a ir à Zambujeira do Mar.. muito menos à praia.   Uma das melhores coisas deste parque de campismo é que tem livros para emprestar, é uma pequena biblioteca com titulos de autores conhecidos, já tinha lido muito do que por lá está, a P. pegou neste O rei do (...)